Porque devemos comer de 2 em 2 horas ou 3 em 3 horas?

29-07-2012 11:58
 

Muitas são as pessoas que acham que numa dieta o melhor é deixar de comer. Ora pois que esta ideia está 

completamente errada. Hoje, explico porquê.

 

Esta questão prende-se, em grande parte, à distribuição correta dos ciclos gástricos. E o que é um ciclo gástrico? Podemos entender um ciclo gástrico como sendo o processo desde a ingestão e absorção dos nutrientes bem como de aproveitamento de energia. Cada ciclo gástrico é uma “requisição” por parte do organismo de energia e nutrientes para manter o sistema em correto funcionamento e acontece dependendo do organismo de cada 2 horas a no máximo dos máximos, 4 horas. Quando não cumpridos correctamente, podem dar origem a alguns desequilíbrios (alguns deles associados tamém ao facto de muita gente não tomar o pequeno-almoço pela manhã). Alguns desiquilíbrios tais como a falta de fome e indisposição ao acordar. Isto porque, quando os primeiros ciclos do dia não são respeitados, principalmente quando a pessoa não toma café da manha e também não respeita os ciclos intermediários (pequenos lanches entre as refeições principais), é comum o corpo querer “resgatar” e “cobrar” essa energia no período da noite (quando as pessoas comem mais - e que é muitíssimo incorreto).  Como devem saber, é no período noturno que acontecem os processos que revigoram e rejuvenescem o nosso físico, estes ocorrem durante o sono e são decisivos para quem quer perder peso. Acontece que quando a pessoa não respeita os ciclos diurnos, acaba por compensar comendo mais à noite, atrapalhando esses mesmos processos revigorativos do corpo. No dia seguinte a pessoa vai acordar cansada e sem fome, pois o corpor passou toda a noite ocupado a digerir os excessos do dia anterior. Podem também occorrer alterações na composição corporal, como a perda de massa magra e acumulo de gordura, que é péssimo para quem quer perder os quilinhos extra.

Quando a pessoa não respeita os primeiros ciclos do dia (café da manhã), geralmente sua primeira refeição acaba por  ser o almoço, e nesta hora, é normal a pessoa achar que por não ter comido ao pequeno-almoço pode cometer alguns excessos ao almoço. ERRADO!
As 6 a 8 horas que dormimos já são suficientes para esgotar toda a nossa reserva de energia que precisa de ser reposta. Quando isso não acontece e o organismo não encontra nenhuma energia/nutriente disponível no sistema digestivo e acaba por mobilizar as próprias reservas do organismo, reservas essas de aminoácidos que vão fazer a conversão de músculos em energia, acontece assim o chamado catabolismo muscular (perda de massa magra). É importante ter a noção de que cada ciclo é um ciclo e um ciclo não substitui o outro.
Pode ainda existir alguns casos em que de sono e vontade de doces após as refeições. Quantas vezes é que você já não terminou uma refeição e pensou para si mesma que lhe "apetecia algo"?!
Como já mencionado, no período de repouso noturno, nosso organismo utiliza um grande aporte energético/nutritivo para recuperar toda aquela canseira e para que amanheçamos prontos para iniciar um novo dia. (remoção de restos metabólicos, toxinas, e também à fabricação/reparação dos tecidos estruturais e musculares através dos ciclos metabólicos/hormonais que acontecem nos períodos de sono).
Assim sendo, porque é que o organismo pede doces depois das refeições?
É fácil, ele precisa de energia rápida (carboidratos simples/Glicose em alta quantidade e instantânea) para ajudar a movimentar o processo da digestão.
Há também outras substâncias relacionadas ao metabolismo dos doces que são liberadas, como a melatonina e a serotonina, o que acabam aumentando ainda mais o estado sonolento e apático do indivíduo nesse período pós-refeição.
E agora, vai continuar a fazer apenas 3 refeições por dia ou já percebeu o quão é importante comer "pouco" mas regularmente (e saudavelmente)?!