Os alimentos e as suas funções: FRUTAS, VEGETAIS, GORDURAS E LATICÍNIOS

11-08-2012 11:45

 

 

Até aqui falei-vos da necessidade de incluir todos os alimentos na vossa alimentação, ainda que com peso e medida (como tanto me têm "ouvido" dizer) Diariamente nosso corpo necessita de todos os tipos de alimentos, isto porque cada alimento tem sua função específica no funcionamento saudável (ou não) do organismo e cada alimento possui propriedades nutricionais diferentes. Em seguida, num breve resumo, explico-vos a função de alguns grupos alimentares.

 

Frutas e Vegetais

Este é um grupo importantíssimo para a nossa alimentação. As frutas e os vegetais são munidos de vitaminas, minerais, fibras alimentares e outras substâncias que são impriscindíveis ao nosso corpor e que além disso podem ajudar na prevenção, combate e proteção de algumas doenças. Estudos compravam que alimentos deste tipo são responsáveis pela diminuição do risco de ataques cardíacos, ou AVC (acidente vascular cerebral), protegem contra alguns tipos de câncer, pressão alta, cataratas, degeneração macular - também conhecida com DMI (Degenerência macular da idade), que se caracteriza pela perda de radicais livres - antioxidantes, o que vai contribuir para a perda gradual de visão em pessoas com mais de 65 anos (geralmente).

Gorduras

Normalmente achamos que não precisamos delas, mas na verdade, o nosso corpo também necessita de alguns nutrientes presentes nas gorduras para sobreviver. Mas, as gorduras a que me refiro são as chamadas "gorduras boas", ou seja, gorduras insaturadas, encontradas nos óleos de oliva, canola, soja, milho, girassol, amendoim e outros óleos vegetais, nozes, sementes, abacate e peixes gordos como o salmão. Este tipo de gorduras ajudam a baixar os níveis de colesterol (quando são ingeridas no lugar de carboidratos processados) e também protegem o coração contra doenças.

Laticínios

Leite, queijo, mateiga, iogurtes e afins são ótimas fontes de cálcio e vitamina D,  imprecindíveis para a formação e boa constituição dos ossos, por isso este tipo de alimentos são indispensáveis a uma alimentação saudável.