Obesidade infantil: causas e consequências

27-07-2012 22:48

 



Está comprovado que cada vez mais existem crianças com excesso de peso. Isto deriva, em parte, dos maus hábitos alimentares que lhes são transmitidos e à publicidade excessiva que hoje se faz sobre fast-food. No entanto, à que frizar que os maiores culpados são os pais que levam ou autorizam as crianças a tais hábitos ou simplesmente não estão dispostos a preparar as refeições e optam pelas comidas rápidas. 
Segundo a Comissão Europeia, Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças com excesso de peso: 32% das crianças portuguesas entre os 6 e os 8 anos têm excesso de peso e 14% são obesas. Estima-se que mais de 90% das crianças portuguesas come fast-food, doces e bebe refrigerantes, pelo menos quatro vezes por semana. Menos de 1% das crianças bebe água todos os dias e só 2% consome fruta fresca diariamente. 
É por todos estes dados (absolutamente assustadores) que apelo a que não se sujeitem a este tipo de alimentação e não o permitam ao vossos filhos, queremos crianças saudáveis e não meninos que sofram de doenças como obesidade, diabetes, doenças cardiovascularese outras coisas provinientes da sua má alimentação.
Esforcem-se por transmitir e adoptar bons hábitos alimentares e saudáveis, que incluam todos os alimentos mas de forma contida. Desfrutem do prazer de comer mas saibam abdicar de certas coisas quando é preciso... simplesmente nem sempre podemos fazer tudo o que queremos, temos de nos contrariar!
Boa sorte :)