As Castanhas

10-11-2012 09:52

Oláááá! Não vos abandonei, simplesmente ando bastante ocupada com os montes de testes e trabalhos da escola que tenho tido! O meu peso têm-se mantido constante, felizmente. Tem oscilações de 100gr de vez em quando, nada de significativo. Agora já faço uma asneira tipo UMA VEZ por semana, nada de muito especial. De resto faço uma alimentação equilibrada mas normal.  

Hoje vou falar-vos de um alimento bastante típico do Outono - a castanha!

 Do ponto de vista nutricional, a castanha, ao contrário dos outros frutos secos (grupo no qual está incluída), é rica em hidratos de carbono complexos e contém pouca gordura. 100g de castanhas (que corresponde +/- a 6) possuem à volta de 210 kcal, enquanto que outros frutos secos (como amêndoas, nozes, etc.) possuem por volta das 600 Kcal. Rica em vitaminas e minerais é um óptimo substituto para acompanhamento de diversas carnes, tanto cozidas ou assadas, como em puré. A sua riqueza em fibra faz com que uma pequena porção de castanhas seja suficiente para satisfazer o apetite, com a vantagem dos seus açúcares serem de digestão lenta, evitando uma subida rápida de glicose no sangue.

 

Tabela de composição nutricional relativa à Castanha (por 100g de porção edível - Porção Edível diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios)

 


Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 100-101.