A minha "dieta"

09-08-2012 15:32

Bem, muitas são as pessoas curiosas por saber o que é que eu fiz para em apenas 6 meses perder 15 Kg. Antes demais quero explicar que a mudança foi radical, mas a dieta não foi assim tão extrema como muita gente julga, até porque aos 14 anos ainda estamos em crescimento e precisamos fortemente de ter uma alimentação saudável incluindo todos os nutrientes. 

O "plano" que vou colocar a seguir é um modelo daquilo que eu fiz aquando desta dieta, foi um plano elaborado por mim, e não quer dizer que se aplique a todas as pessoas, porque toda a gente possui um organismo/metabolismo diferente e dependente da idade e dos objectivos da pessoa a dieta deve ser ajustada. O que deixo aqui é apenas um "molde" do que eu fiz e de como consegui chegar ao meu peso ideal. 

 

 O meu plano de alimentação:

 

9h30 - Pequeno Almoço:
* Uma fatia de pão integral torrada, simples + 1 caneca média (cheia) de leite magro simples;

Dica: Ao comer pão branco, irá ingerir as mesmas calorias do que um pão integral/de sementes e ficará menos saciada, por isso opto sempre por pão integral. 

Entre as duas refeições - 2 copos de água;

Dica: Se preferir, em vez da água simples pode beber um chá (por exemplo chá verde, vermelho ou branco, ótimos para acelerar o metabolismo).


11h00 - 1º Lanche:
* 1 bolachas de água e sal + Uma peça de fruta (maçã, pêssego, pêra, laranja);

 

Entre as duas refeições - 2 copos de água;

13h00 - Almoço:
* Uma concha de sopa de legumes;

* Meio prato de salada (tomate, pepino, alface, cenoura, cebola) ou legumes cozidos;

* 1 quarto do prato com carne (frango, coelho, peru), sempre sem pele (e com o mínimo possível);

Dica: Prefira sempre carnes magras às carnes mais gordas que não fazem tão bem, optando por comer menos vezes carne de vaca e porco (não quer dizer que não possa comer, pode e deve, mas menos vezes)
* 1 quarto do prato com hidratos de carbono (1 a 2 colheres de sopa de arroz branco, 1 concha de massa, 1 batata cozida (que não exceda o tamanho de um ovo) ou então, na falta destes, 1 quarto de pão ou broa);


Entre as duas refeições - 1 copo de água;

15h00 - 2º Lanche (do dia):
* 1 iogurte magro de aroma/pedaços (0% adição de açúcar e 0% gordura) do sabor que preferir;


Entre as duas refeições - 1 copo de água;

 

17h00 - 3º Lanche (do dia):
* 1 bolacha de água e sal + Uma peça de fruta. (Igual ao lanche da manhã)


Entre as duas refeições - 1 copo de água;

19h00 - Jantar: 

* 25% do prato de legumes cozidos (brócolos, feijão verde, couve salteada, couve cozida) ou salada;

* 1 quarto do prato com peixe (pescada, bacalhau, sardinha, carapau, maruca, salmão, dourada) cozido ou grelhado;
* 1 quarto do prato com hidratos de carbono (1 quarto de batata cozida ou então, na falta desta, 1 pedaçinho de pão ou broa);

OU

* 1 prato (2 a 3 conchas) de sopa de legumes e uma salada fria (com 1 lata de atum, tomate, pepino, cenoura ralada, rebentos de soja, cogumelos etc).

Dica: Procure sempre fazer as refeições mais “pesadas” ao almoço e as mais leves ao jantar. 

22h00 - Ceia:
* 1 caneca de leite magro simples.

 

Restrições:

* Fritos (peixe/carne frita, batatas fritas);

* Refrigerantes;

* Enchidos, recheios e cremes;

* Doces;

* Frutos secos;

* Pizzas e outros tipos de fast-food;

 

Quando sentir vontade de comer algo doce:

Pode sempre optar pela gelatina vegetal, tem óptimas propriedades medicinais e poucas calorias. Além disso, é óptima para o Verão porque é fresquinha e têm vários sabores, por isso pode sempre variar. Por último a gelatina ajuda à sensação de saciedade.

Com o tempo vai poder voltar a comer de tudo (com regra e medida), mas o importante é que durante alguns meses siga um plano semelhante a este e mude os seus hábitos alimentares, caso seja extremamente necessário pode optar por comer UM doce por semana, UMA única vez, UM único dia da semana. 

Este plano deve ser acompanhado de 1 hora de caminhada diária (ou pelo menos 3 a 4 vezes por semana) + 100 abdominais (5 séries de 20 com um espaçamento de 30 segundos cada).

Espero ter ajudado,

Ana.